Pojeto de Ensino Humanos na Ciência

Publicado por: Campus Alta Floresta / 5 de Setembro de 2017 às 08:15

Há tempos um grupo de professores do IFMT Campus Alta Floresta idealiza um projeto interdisciplinar com o objetivo de discutir temas de interesse dos discentes, relacionados a área de artes e ciências humanas. Além disso, para fazer sentido, o projeto precisaria ser elaborado e realizado de maneira compartilhada. E foi assim que nasceu o Projeto de "Ensino Humanos na Ciência", uma parceria entre os professores Eduardo Machado, de artes; Elie Ivanoff, de história; Fernanda Silva, de sociologia e Maria Oseia Bier, de filosofia com os representantes do Grêmio Estudantil do Campus. Visando abordar as temáticas com uma metodologia diferente da aula tradicional, mais dinamizada e proporcionando a troca de conhecimento entre ambas as partes, no dia 01/09, das 14h às 17h30, a ideia se concretizou no IFMT Campus Alta Floresta.

No primeiro encontro do projeto foi abordado o tema “Suicídio”, abrindo o mês “Setembro Amarelo”, de combate ao assunto, com chave de ouro. A programação se deu da seguinte forma: exibição do décimo terceiro episódio da série 13 Reasons Why, seguida por dinâmicas realizadas pelo grêmio estudantil e debates sobre o assunto. O que possibilitou que o tema, bastante delicado, pudesse ser tratado com liberdade e também cuidado.

O encontro contou com a partição de quase 70 alunos dos três anos dos cursos Técnicos de Agropecuária e Administração Integrados ao Nível Médio, do Campus Alta Floresta e do Centro de Referência de Paranaíta. Teve participação da convidada Priscila Ferrari, psicóloga do IFMT. Até o final do ano o projeto realizará mais três encontros, sempre com temas de interesse dos discentes e escolhidos por eles.

Por Jean Pablo L. Carvalho e Fernanda Silva.