O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi selecionado para apresentar o Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga, durante a 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2022, que acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2022 em Belém (PA), e terá como tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.
O programa Dom Pedro Casaldáliga foi selecionado entre projetos ou ações nas áreas do Ensino, da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, da Extensão, da Gestão Administrativa e de Pessoas, da Educação do Campo e da Internacionalização, desenvolvidos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Finalizando seu primeiro edital, o programa conta com a execução de 10 projetos através dos quais estão sendo capacitadas 325 pessoas de comunidades quilombola, comunidades indígenas, escolas do campo, catadores de recicláveis e comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, todas distribuídas em diferentes regiões de atuação do IFMT.
A iniciativa conta também com o envolvimento direto de 44 servidoras e servidores, 36 estudantes bolsistas ou voluntários e 6 colaboradoras e colaboradores externos.
“A seleção nos enaltece e emociona, pois confirma a continuidade do imenso legado de Pedro e a certeza de que continuaremos sua luta por um Brasil mais justo, através de um ensino público, gratuito e de qualidade. É Pedro presente!,” afirmou a gestora do programa, professora Gislane Maia, emocionada.
O pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, comemorou a aprovação do programa Dom Pedro como experiência exitosa da Rede, em tão pouco tempo de existência.
“Significa que o IFMT está no rumo certo em promover ações extensionistas como o [programa] Dom Pedro e poderá compartilhar essa experiência com outras instituições, o que é uma grande alegria para todos nós”.
Assista na íntegra o vídeo aprovado pela Reditec.