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Projeto de Ensino de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Básico) é concluído no Campus Alta Floresta.

Publicado por: Campus Alta Floresta / 10 de Dezembro de 2019 às 10:17

Projeto de Ensino de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Básico) é concluído no Campus Alta Floresta.

No período de 10 de outubro a 29 de novembro realizou-se o Projeto de Ensino de LIBRAS – Básico, ofertado à discentes e docentes do Campus Alta Floresta.

O Projeto alcançou o objetivo de capacitar os participantes para se comunicarem com pessoas surdas usuárias da LIBRAS, como instrumento de inclusão social, educacional e profissional. Proporcionou momentos de vivência com a Língua de Sinais, que viabilizaram a aprendizagem da sua estrutura linguística básica e a produção de narrativas simples para o uso no contexto cotidiano.

No decorrer das aulas pode-se alcançar o cumprimento da missão e valores do IFMT (Inclusão: Diversidade e diferenças tratadas com equidade), houve o atendimento da legislação específica (Lei 10.436 / 2002 e Decreto 5.626/2005) e foi gerado o aprendizado básico da Língua Brasileira de Sinais.

Os participantes foram incentivados pelo propósito da inclusão e para tornar o Campus mais acessível. Houve a divulgação da LIBRAS, onde os saberes e valores necessários tais como a linguagem, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética foram trabalhados. Houve a contribuição com a leitura crítica da realidade, subsidiando a prática educacional com teorias, práticas e técnicas específicas para a comunicação com o surdo e a promoção do contato dos cursistas com temas relacionados à comunidade surda, de modo a refletir a importância e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo.

“Durante todo o processo os discentes conheceram a história da comunidade surda, sua identidade e a diferença linguística e cultural, a reflexão sobre o processo educacional do surdo: propostas e metodologias e a produção de pequenas narrativas na Língua Brasileira de Sinais. Os resultados esperados foram alcançados. Durante as práticas dos diálogos entre os participantes e as pessoas com surdez pode-se comprovar que os discentes conseguiram comunicar-se de forma básica em Língua Brasileira de Sinais, no contexto escolar e social, possibilitada a efetivação de um elo linguístico com os surdos e com a comunidade surda”, relatou a coordenadora do Projeto, tradutora e intérprete de LIBRAS, Camila Zilio Lisbôa.

No dia 21 de novembro, como parte do cronograma de atividade do Projeto de Ensino de LIBRAS, um grupo de discentes realizou visita técnica no CEEDA – Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva, onde puderam praticar os conhecimentos adquiridos com a comunidade surda.

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