Desde agosto de 2020 o IFMT - Campus Alta Floresta em parceria com as prefeituras dos municípios que integram o Consórcio de Saúde do Alta Tapajós (Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás) realiza os testes de RT-PCR para SARS-CoV-2, tendo realizado em pouco mais de um ano aproximadamente 29.000 (vinte e nove mil) testes.
A celeridade na realização dos testes permite aos municípios a tomada de decisões assertivas para o controle do agente, já que esses dados são gerados com aproximadamente 48h. Conhecer o comportamento do vírus é fundamental para o estabelecimento de protocolos e estratégias de ação.
Os testes de RT-PCR são realizados segundo demandas das secretarias municipais e as amostras são obtidas, usualmente, de indivíduos que procuraram atendimento em unidades de saúde dessa forma, apesar de confiáveis, os dados gerados apresentam viés uma vez que testa-se principalmente pessoas sintomáticas, já que o sintomas os levam a procurar o atendimento nas unidades de saúde.
No início de Outubro a secretaria de saúde do município de Alta Floresta em parceria com o IFMT - Campus Alta Floresta, realiza de maneira volante e gratuita testes do antígeno (teste rápido) em vários pontos da cidade, aos finais de semana, com o objetivo de alcançar também aqueles indivíduos assintomáticos, que normalmente não procurariam as unidades de saúde. Até o momento foram coletadas amostras na região central da cidade, na Cidade Alta e no Jardim Universitário.
No próximo sábado, dia 23 de outubro, realizaremos coletas na região do Buritis, fechando assim o ciclo de coletas, tendo alcançado 4 grandes regiões do município com o objetivo de coleta de dados que municiem as autoridades em saúde pública com dados epidemiológicos que permitam a elaboração de estratégias de ação.