Semana de Prevenção e Combate ao Suicídio é realizado no Campus Alta Floresta
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Assim, como forma de discutir tal assunto com a comunidade acadêmica, o IFMT – Campus Alta Floresta realizou durante a semana do dia 09 à 13 de setembro diversas oficinas com os alunos do ensino médio e superior, os técnicos administrativos e os docentes. Encerrando as atividades com uma roda de conversa com os pais.
Recebemos a voluntária Gladis Cassel do Centro de Valorização da Vida- CVV, associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem ou precisam conversar, sob total anonimato e sigilo. De acordo com a voluntária "na visão do CVV o exercício da amizade pode e deve ser vivido todos os dias. Esperamos uma sociedade mais fraterna, solidária e compreensiva, então teremos a chance de vivermos intensamente a companhia uns dos outros e deixar a solidão de lado, valorizando a vida com todas as suas nuances."
Para a psicóloga Danúbia Bertan, “a discussão deste assunto se faz necessária durante todos os meses do ano, e para setembro gera essa atenção um pouco maior devido a cor. O desenvolvimento das oficinas é importante para que os alunos possam discutir com os colegas sobre seus sentimentos, as dificuldades que vem enfrentando e saber a quem recorrer, por exemplo. E, são nestes momentos que buscamos despertar nos adolescentes o sentimento de empatia, para que juntos, possamos superar os problemas do nosso dia a dia”.
A discussão do tema também foi realizado com os servidores do Campus, que segundo Gladis “é de extrema importância falar com estes profissionais que lidam diariamente com os jovens, pois é na adolescência que estes jovens se sentem mais pressionados pela sociedade e requerem apoio e atenção.”
Para encerrar a Semana de Prevenção e Combate ao Suicídio, no dia 13/09, os pais e responsáveis foram convidados a participar de uma conversa com a voluntária para apresentar o que foi discutido com os alunos durante as oficinas.