O Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF) e a Comissão para debate das questões de gênero do Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Alta Floresta realizam nos dias 08 e 09 de março de 2019, o Seminário Mulheres em Questão: Mulheres, ainda estamos em 1857?
Nos dias 08 e 09 de março serão realizadas atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. Oficializada pela ONU em 1975, a data difere de outras datas comemorativas, pois não foi criada pelo comércio, e, sim, originada da organização das mulheres operárias que reclamavam melhores condições de trabalho.
Sem prejuízo para o significado, em que pese a disputa sobre o acontecimento e sua data, tendo se popularizado o incêndio de uma industrial têxtil, em Nova York, em 1857, em que 129 trabalhadoras, em greve devido às péssimas condições de trabalho, morreram queimadas por estarem trancadas dentro da fábrica, adotamos a data como provocação para o Seminário Mulheres em Questão.
Reunidos em torno da urgente necessidade de promover a mudança de mentalidade que venha a efetivar os ideais de igualdade, a que o tema remete, o TEAF e o IFMT - Campus Alta Floresta, contando com a ativa participação dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes do Instituto Ouro Verde (IOV), da Universidade Federal de Mato Grosso (UNEMAT) e do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), organizam uma sequência de eventos que combinam arte, diálogos e depoimentos, refletindo a condição da mulher na sociedade.
Particularmente, as atividades seguem a seguinte programação:
No dia 08/03, das 7:00 às 9:00, buscando chamar a atenção da população para a questão da mulher, o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), convida para Pit Stop com panfletagem, no Semáforo da câmara dos vereadores. No mesmo dia 08, às 19:00 horas, no auditório do IFMT, uma mesa redonda com a procuradora do trabalho, Ludmila Araújo e o procurador Marcel Trentin, do MPT, discutirá A Condição da Mulher no Mundo do Trabalho. Na abertura, as alunas Mariani Teixeira e Ana Moyra, do 3º ano de Administração do IFMT, farão uma apresentação musical.
Na manhã do dia 09/03, às 09:00, no TEAF, mesa redonda Fibras, Feridas e o Direito de Ser (Vida e trabalho). O tema será abordado a partir da perspectiva de Camila Sala (Enfermeira pela Prefeitura Municipal de Alta Floresta, Doula e Consultora em Amamentação), Rosane Duarte Rosa Seluchinesk (Professora da UNEMAT), Ludmila Araújo (MPT) e Aline Nava (IOV; grupo Mulheres de Fibra).
O seminário será encerrado no sábado (09/03) à noite com o espetáculo do TEAF Todo Mês Sangra (com início às 19h30min, no Espaço Cultural TEAF), protagonizado por Cassiane Leite, que abrirá as discussões sobre o tema. Na sequência haverá o Canto das Mulheres, com apresentações musicais de jovens e talentosas artistas Altaflorestenses Aline Veras, Mariani Teixeira, Amanda Teixeira e Ana Moyra.
Sobre “Todo Mês Sangra”
Uma mulher num momento de recortes, colagens e lembranças em torno de diálogos que
lhe permitem questionar e ressignificar sua vida de mulher na contemporaneidade. A
poesia está em ser mulher e ser respeitada por isso.
Nesta encenação, através da dança-teatro, a violência contra a mulher é o mote apontado
em agressões físicas diretas e agressões silenciosas.
“Todo Mês Sangra” alerta à distinção entre realidade ficcional e proximal. Por conotação,
entre vida e jogo, entre realidade e representação. Dançar para uma perspectiva de
respeito.
Ingresso para mesas redondas: Gratuito
Ingresso para apresentações artísticas: R$ 15,00
Classificação indicativa do espetáculo de dança-teatro: 12 anos
Classificação indicativa para ao espetáculo musical: Livre