Vem aí a 6ª edição da Mostra de Arte do IFMT; não perca!

Publicado por: Reitoria / 2 de Agosto de 2024 às 16:05

MArte 2024

Preparem-se para participar de um dos maiores eventos artísticos do estado entre os dias 17 a 20 de setembro de 2024: a 6ª Mostra de Arte do IFMT (MArte), que está com as inscrições gerais abertas até 17 de setembro de 2024, através do site: 6ª MArte 2024.

Representantes de todos os campi do IFMT apresentarão produções em artes cênicas, visuais, plásticas, música e dança em um evento recheado de arte, cultura e criatividade que terá como palco o Campus Tangará da Serra.

Os estudantes que desejam apresentar seus trabalhos devem inscrevê-los diretamente em sua unidade escolar até 23 de agosto de 2024.

A MArte é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, cidade localizada na região sudoeste do estado.

O objetivo da Mostra é estimular a criação e apreciação artística no estado, com vistas ao fortalecimento da arte e cultura enquanto ferramentas eficazes na transformação social, solidificação da consciência de cidadania e formação para vida e para o trabalho.

Segundo a comissão organizadora, nesta sexta edição a expectativa é promover a exibição da diversidade cultural que permeia o ambiente institucional do IFMT, e mostrar, por meio da Arte, o respeito à diversidade e o reconhecimento à singularidade e às diferenças.

As equipes do IFMT estão desenvolvendo ações contemplando as diversas linguagens artísticas, valorizando os indivíduos imersos em suas potencialidades e buscando expandir a força da arte em prol de uma sociedade que reconheça a diferença como sinal de igualdade.

A Programação final do evento será divulgada a partir de 10 de setembro de 2024.

Marcas da Mostra
A primeira MArte aconteceu em Cuiabá, em 2018. Nos anos seguintes o evento passou por Rondonópolis, Confresa, teve uma edição virtual especial, durante a pandemia e, mais recentemente, voltou a ser realizado em Cuiabá – paralelamente ao Workshop Científico e Tecnológico (WorkIF), no ano passado.

São marcas da MArte o número de participantes, a diversidade em relação aos vários polos do estado, além do volume de ações artísticas socializadas para toda a comunidade presente no evento.